Chegada do navio da Byd interrompe “jejum de contêineres” no porto de Itajaí
- 08 Maio 2025Geral
Robert Prevost, dos Estados Unidos, é eleito papa Leão XIV nesta quinta-feira (8)
- 07 Maio 2025Polícia
Desertor da PM do Pará é preso após matar vizinha em SC
- 07 Maio 2025Política
Câmara aprova 18 novas vagas de deputados federais com custo anual de R$ 64,8 milhões
- 06 Maio 2025Polícia
Caso de blumenauense espancada e jogada no mato em São Francisco do Sul pode ir a júri popular
- 06 Maio 2025Geral
Mais de 800 comprimidos de ecstasy são encontrados embaixo da escada de prédio em Blumenau

Diarinho
As 16h30 de domingo, o navio Star Lysefjord, de bandeira norueguesa e vindo do porto de Singapura, interrompeu o jejum de um ano e meio de ausência de contêineres nos berços públicos do Porto de Itajaí, que durava desde dezembro de 2022. A bordo do cargueiro estão 1901 carros da montadora chinesa BYD, que serão desembarcados em Itajaí.
O navio entrou pela boca da barra e seguiu rumo ao cais portuário, atracando nos berços 3 e 4, operados pela SC Portos em parceria com a Seara, do grupo JBS. A Seara assumiu o terminal de contêineres – berços 1 e 2 –, mas ainda aguarda a conclusão do processo de alfandegamento para receber os cargueiros.
Embora o navio já esteja na cidade, a operação de retirada dos veículos dos contêineres só começará na manhã desta segunda-feira. São 600 contêineres com diversos modelos da montadora BYD que serão desembarcados. A previsão é que o navio fique na cidade até terça-feira.
A operação vai envolver trabalhadores de todos os sindicatos: Estivadores, Arrumadores, Conferentes, Consertadores, Bloco e Vigias. O número exato de trabalhadores envolvidos ainda não foi informado.
“Considerando os dois navios que estão operando juntos, com embarque de carga geral [Antheia] e o desembarque dos contêineres da BYD, haverá demanda para os 338 trabalhadores ativos no quadro do OGMO”, informou Antonio Carlos Guimarães, diretor da SC Portos.
O navio Antheia está sendo carregado com produtos siderúrgicos, como vergalhões e fios de máquinas, que seguirão para o porto de Valparaíso, no Chile.