Notícias

De olho no tempo. Frente fria vem ai com riscos de para o Estado.

Calor intenso e umidade favorecem a formação de chuvas intensas no estado; frente fria volta a deixar Santa Catarina sob alerta de novos alagamentos até o final da semana, alerta especialista

A Região Sul do país enfrenta uma semana marcada por chuvas generalizadas, com condições que favorecem tempestades severas. A partir de hoje, quinta-feira (23), o calor intenso, aliado à passagem de uma frente fria e à alta umidade, aumenta o risco de tempestades de grande intensidade em Santa Catarina.

 

De acordo com a previsão, entre quinta, sexta e sábado, serão dias com altas probabilidades de formação de temporais no estado. 

Na sexta-feira (24), tempestades generalizadas são esperadas, com previsão de pancadas de chuva em todos os municípios catarinenses, incluindo a capital, Florianópolis. O acumulado de chuva pode voltar a gerar transtornos, como alagamentos em áreas urbanas.

Formação de ciclone e passagem de uma frente fria intensificam as condições para tempestades

As pancadas de chuva começarão a se formar de maneira mais intensa no Oeste catarinense nesta quinta-feira, antes de se espalharem por todo o estado na sexta-feira. Scheuer explica que uma baixa pressão associada a uma frente fria que passa sobre o oceano atlântico complementa a formação das tempestades.

A chegada da frente fria no final do dia e a formação de um ciclone sobre o oceano Atlântico, próximo ao Rio Grande do Sul, devem intensificar o volume e a frequência das chuvas. As temperaturas em SC seguem altas, entre 33 e 35°C entre quinta e sábado.