Notícias

Famílias deixam residencial com risco de cair em Itajaí

Todas as famílias restantes dos blocos condenados do Residencial Jomar, em Itajaí, tiveram que deixar suas casas na manhã desta segunda-feira (21). Em agosto, três blocos do condomínio foram interditados pela Defesa Civil pelo risco de desabamento.

Equipes da Defesa Civil, Conselho Tutelar, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, de Assistência Social, Segurança e Obras estiveram no residencial com risco de cair, que fica no bairro Murta, para prestar auxílio às famílias da área interditada do condomínio.

De acordo com a Prefeitura de Itajaí, todos os moradores já haviam desocupado os apartamentos e não foi necessário encaminhar nenhuma família para o abrigo. Profissionais da Secretaria de Obras construíram uma barreira que impede o acesso ao estacionamento dos blocos. As entradas também foram lacradas.

Ao todo, 48 unidades foram condenadas pelo laudo feito pela Caixa Econômica Federal, financiadora do imóvel, que atesta o comprometimento estrutural dos edifícios entregues há pouco mais de 10 anos.

De todas as famílias, apenas seis conseguiram o benefício do aluguel social da Prefeitura por se enquadrarem no critério do recebimento de renda familiar inferior a três salários mínimos. As famílias que não conseguiram o benefício ainda podem acionar o abrigo pela Defesa Civil.

“ A situação é grave, mas todos os moradores da área que apresentou risco já deixaram o local e agora seguiremos à disposição para auxiliar as famílias até que a Justiça dê os devidos encaminhamentos”, ressalta o diretor de Regularização Fundiária e Contenções, Djan Dinis de Souza.